Einstürzende Neubauten é uma banda alemã de música experimental fundada em1980 no oeste de Berlin , uma das primeiras bandas de Industrial, seguindo os passos de Monte Cazazza. Einstürzende Neubauten significa "Novos Prédios Desabando" e um dos seus primeiros concertos foi no interior de uma igreja velha que demoliram durante o concerto.
Por Beatrix Algrave
Musicalmente o E.N. tem procurado criar uma nova forma de "expressão musical urbana" com um som fisicamente intenso e orgiástico, ritmos tribais associados a um som ensurdecedor produzindo na platéia um estado quase hipnótico; combinado a sons processados digitalmente de ruídos e freqüências sonoras pré-gravadas. As letras são freqüentemente centradas em temas como o caos urbano (Kollaps), anticonsumismo, viagens lisérgicas (Zentrales Nervensystem),existencialismo,morte e estados psicológicos profundos e extremos como amor e depressão (Ein Stuhl in der Hoelle, traduzindo algo como, "uma cadeira no inferno"). Essa "nova forma musical" têm conquistado um público bastante eclético sendo a platéia do Einstürzende formada desde intelectuais , passando por punks, góticos, "alternativos" e fãs de metal.
A primeira formação tinha Blixa Bargeld * (Christian Emmerich, nascido em 12 de janeiro, 1959, Berlim), N.U. Unruh (Andrew Chudy, nascido em Nova York em 09 de junho, 1957), Gudrun Gut e Beate Bartel. As duas garotas tinham uma participação bem ativa na cena punk wave e eram fundadoras do grupo Mania D. que na época ensaiava no porão da casa de Blixa (futuramente elas formariam os grupos Malaria e Matador, que assim como o Mania D. eram bandas formadas apenas por mulheres). Gudrun and Beate deixaram o Einstürzende pouco tempo depois.
O intrigante símbolo usado pelo E.N. foi tirado das antigas inscrições encontradas no santuário de Stonehenge na Inglaterra (até hoje não se sabe ao certo se Stonehenge seria um santuário ou calendário, há até hoje apenas especulações sobre a real função desses círculos de pedra). Segundo consta acreditava-se que esses símbolos presentes nos santuários fossem capazes de aprisionar os espíritos dos mortos e que de semelhante modo poderiam possuir também as almas de homens e animais.
Em 1981 F.M. Einheit (Frank Martin Strauss, nascido em 18 de dezembro, 1958 em Dortmund),também conhecido como Mufti, foi persuadido por Blixa e N.U. a juntar-se ao Einstürzende Neubauten depois de um concerto do grupo Abwärts em uma taverna próxima ao antigo campo de concentração de Dachau. F.M. tinha formado o grupo punk-eletrônico-cult Abwärts (rudemente traduzido como "Para baixo") em Hamburgo alguns anos antes, no qual ele tocava qualquer coisa que produzisse ruído (tapes, rádios etc). F.M. havia participado antes do Palais Schaumburg, um legendário grupo de vanguarda fundado por Holger Hiller, possuindo um gênio eletrônico-musical que muito contribuiria para alargar as possibilidades sonoras do Einsturzende Neubauten. Assim ainda como um trio gravam o compacto "Kalte Stern" pela ZickZack Records.
Com esta formação eles gravaram seu primeiro LP "Kollaps", cuja faixa título já indicava o que estava por vir "...falta pouco tempo para o colapso.." (em 1983 essa mesma faixa viraria hino do partido Verde alemão). Em sua promeira turnê alemã junto com os grupos Mekanik Destruktiw Kommandöh e Sprung Aus Den Wolken, Marc Chung (nascido em Leeds, 03 de junho 1957), o baixista do Abwärts, junta-se ao grupo.
Alexander von Borsig (Alexander Hacke, Berlin 11 de outubro, 1965) juntou-se ao grupo em 1982 completando a formação definitiva da banda. Ele tinha na época apenas 16 anos, mas havia sido técnico de som do Einstürzende por algum tempo, além de ser também um grande amigo. Borsig apesar da pouca idade já havia participado ativamente das bandas "Sprung aus den Wolken" e "Crime & the City Soluction" ** de Nick Cave, não sendo portanto nenhum iniciante.
No próximo ano Blixa Bargeld se junta efetivamente ao grupo Nick Cave & The Bad Seeds ** como membro em tempo integral, mas sem contudo abandonar o Einstürzende.
Com o próximo álbum lançado em 1985, "1/2 Mensch" (algo como metade humano) eles conseguem grande sucesso (não tanto do ponto de vista comercial). Este é o primeiro álbum que traz uma estrutura musical mais clara e variada. Na faixa título, trabalharam em parceria com Nikkolai Weidemann para compor uma obra coral. Seus concertos também se tornaram menos conturbados. Esse é considerado o disco mais audível da banda, mas não se iluda...Estão lá ainda que de forma mais palatável o mesmo som que celebrizou a banda: objetos de metal espancados de forma insana por martelos, machados canos e chaves inglesas, distorção de guitarra levada até o limite da dor de ouvido e um maníaco se esgoelando. As letras do disco são marcadas pelas experiências da banda com o uso de drogas como o L.S.D. e anfetaminas (Blixa chegou a declarar na época que nenhuma das letras do disco foi escrita em estado de lucidez).Tal interesse foi ainda mais intensificado pelo contato com a literatura de Willian Burroughs que se deu durante as gravações do documentário "Decoder" em 1983. O tema morte se faz presente na maioria das canções do disco, a exemplo da faixa Z.N.S (Zentrales Nervensystem), onde Blixa descreve desesperado o efeito de uma "bad trip": "Levante-se, Vertigens a minha frente, dedos gelados.O que fazer quando acordo trêmulo?e o quarto está girando? é a dança do S.N.C. (Sistema Nervoso Central)...a dança blecaute..tudo que não me mata me torna mais forte...diga adeus a seu sistema nervoso."
Foi ainda durante a turnê mundial de divulgação de "Halber Mensch" que conhecem no Japão Sogo Ishi que dirigiria um documentário de mesmo nome, no estilo de um vídeo clip recheado de coreografias da companhia de dança Byakko Sha e Kazuo Ohno (criador da dança Butô).
Depois de um ano seu quinto álbum, "Fünf auf nach oben offenen Richterskala", é lançado, mostrando um outro lado do grupo. Bem mais trabalhado e complexo que antes composto por canções atmosféricas, com transformações musicais mais intensas que antes. Alguns críticos disseram que Blixa havia trazido um pedaço do The Bad Seeds para dentro do Neubauten.
Porém, Blixa não é o único membro engajado em outro grupo fora do Einstürzende Neubauten. Na verdade, N.U. Unruh é único que não faz parte de um outro grupo paralelo...
F.M. Einheit tem tocado com um monte de outros grupos, sendo membro mais ou menos permanente de várias formações ao longo de anos, produzindo e gravando para muitos outros grupos como KMFDM, Die Krupps e PIG (ex KMFDM). Ele também recomeçou com o Abwärts em 1988, onde ele é membro em tempo integral.Começou também a fazer gravações individuais há algum tempo, desenvolvendo um projeto solo chamado Stein junto com Ulrike Haage e tem recentemente gravado com Caspar Brötzmann.
Alexander Hacke uniu-se ao Crime and the City Solution ** quando Rowland S. Howard deixou o grupo em 1988. Alexander tem também atuado como produtor e músico em diferentes constelações.
Marc Chung criou a Freibank, a companhia editora do Einstürzende Neubauten quando composições e gravações da banda começaram a aparecer freqüentemente em gravações de outros artistas. Ele também é responsável pelos aspectos financeiros do grupo.
N.U. Unruh é também engajado em uma livre colaboração com o Survival Research Laboratory, um grupo performático americano que constrói as mais bizarras máquinas que se possa imaginar e que são destruídas a golpes e marteladas durante suas performances.
Em 1989 o sexto álbum Haus der Lüge marca um novo direcionamento, que já vinha sendo traçado com Fünf auf nach...,neste novo trabalho os novos caminhos que o E.N. pretendia seguir aparecem definidos com maior clareza. Os ritmos marcados, linhas musicais mais claras e letras com uma carga política mais forte, deram ao grupo um perfil mais definido tornando-o mais acessível ao grande público. A força deste novo trabalho proporcionou a realização de uma nova grande turnê mundial.
Em 1990 Einstürzende Neubauten assinou contrato com a gravadora Mute. O selo EGO foi criado em 1991. Este selo apenas lança os diversos projetos paralelos do Einstürzende e de seus membros. A primeira gravação através do selo foi a insólita "Die Hamletmaschine", uma peça radiofônica feita para o GDR radio escrita por Hiner Muller baseada no Hamlet de Shakespeare, onde Blixa além de dirigir a peça interpretou Hamlet, ao lado de Gudrun Gut que fez o papel de Ofélia, e o Neubauten claro,fez a trilha sonora.
Essa evidentemente, não foi a primeira nem a última experiência de ator de Blixa que já havia participado dos filmes "Kalt wie Eis" de Carl Schenkel (1981), "Bad Blood For The Vampire", de Lisanne Tibodo (1984), "Der Himmel über Berlin" (Asas do Desejo), de Wim Wenders (1988), entre outros atuando ainda em peças de teatro como "Rosa Melonen Schnitt Freude", dirigida por Brigitta Linde (2000) e "Fleisch wucherte rum", por Elettra de Salvo(2001) e até em óperas como a inusitada "Faust: Mein Brustkorb: Mein Helm" dirigida por Werner Schwab, encenada no Hans Otto Theater Potsdam, onde fez o papel de Mefisto (Mefistófeles para os menos íntimos), com música do Einstürzende Neubauten e regência de Thomas Thieme (1994). Aliás, tanto Blixa quanto os demais membros do E.N. têm uma participação intensa e variada em diversas produções culturais, passando pelo cinema, música, teatro, literatura, dança e artes plásticas.
No mesmo ano em que lançam a trilha sonora de "Hamletmschine" sai também pela gravadora Mute lançam a coletânea STRATEGIES AGAINST ARCHITETURE I (1991) uma compilação com materiais lançados entre 1984 e 1990, incluindo também peças ao vivo e algumas faixas inéditas.Em uma das faixas "Wardrobe" um dos músicos do E.N. "toca" um garda-roupa, enquanto é atiçado pela intervenção de sons de correntes, latidos, tubos de ar percutidos e gotas d'água pingando sobre uma chapa de fogão. Outra música "Intermezzo- Yü-Gung" traz seu ritmo marcado pelo som de navalhas raspando contra um espelho.
O álbum seguinte "Tabula Rasa" lançado em 1993, foi o primeiro álbum onde Einstürzende Neubauten gravou músicas em outra língua que não o alemão (a canção em inglês Blume e alguns versos da música Headcleaner). Este álbum é considerado tecnicamente o melhor produzido depois de "Haus der Lüge". Eles também apresentaram paralelamente alguns de seus trabalhos feitos para a companhia de dança canadense "LaLaLa Human Steps".
Sua mais recente produção, Ende Neu (1997), é um trabalho menos pretencioso, mas não por isso menos forte. Alguns vestígios dos primórdios do nihilístico Einstürzende são reavivados com vigor e beleza. Este desenvolvimento teve lugar, contudo, sem perder nem um pouco da força ou originalidade anteriores. Já "Stella Maris", traz um dueto com Blixa e Meret Becker, sendo um dos mais belos e líricos momentos até então produzidos pelo grupo.
No final de 2001 foi lançada STRATEGIES AGAINST ARCHITETURE II reunindo os singles publicados pelo grupo durante a década de 1990.
Atualmente o Einsturzende Neubauten está organizando um projeto na internet à semelhança do que fez David Bowie. O portal Neubauten.org pretende divulgar o trabalho do grupo através da internet distribuindo músicas na forma de MP3 em um serviço pago.De quebra pretendem fornecer acesso a internet e email exclusivo aos listados. Seria uma forma de trabalhar longe da chancela de grandes gravadoras de forma mais independente num esquema que já é utilizado por uma série de outras bandas.O grupo promete para 2003 o lançamento de um álbum que terá distribuição exclusiva na internet.
* Blixa Color é um tipo de caneta hidrográfica muito barata encontrada na Alemanha em qualquer livraria. Bargeld em alemão quer dizer "em dinheiro".
** Com uma divisão do Birthday Party em 1983, surgiram os dois grupos: Nick Cave and the Bad Seeds e Crime and the City Solution. Os dois grupos têm membros em comum (o próprio Nick Cave era um deles claro) e eram às vezes acusados de terem o mesmo som ou de fazerem plágio um do outro, e no caso do Nick Cave and the Bad Seeds também de outros grupos pois eles costumavam fazer recriações de canções escritas por outros autores, o que nem sempre era bem visto, apesar dessas recriações serem muitas vezes, melhores que as originais. Ambos eram também contratados da mesma gravadora a Mute Records.
Integrantes
- Blixa Bargeld (Christian Emmerich), nascido dia 12 de janeiro de 1959, emBerlim,também membro do Bad Seeds, banda de Nick Cave
- N.U. Unruh (Andrew Chudy, nascido dia 9 de junho de 1957, em Nova Iorque)
- Gudrun Gut
- Beate Bartel
[editar]Discografia
- Kollaps (re-released incluindo StahlDubVersions) (1981)
- Zeichnungen des Patienten O. T. (1983)
- Halber Mensch (1985)
- Fünf Auf der Nach Oben Offenen Richterskala (1987)
- Haus der Lüge (1989)
- Tabula Rasa (1993)
- Ende Neu (1996)
- Silence Is Sexy (2000)
- Perpetuum Mobile (2004)
- Grundstueck (2005)
- Anarchitektur
- Unglaublicher Lärm
- Alles Wieder Offen (2007)
- Jewels (2009)